Empresários veem importância de estipular regramentos para perpetuação dos negócios

5d54680329962

Para mostrar como perpetuar as empresas no mundo dos negócios, a Fecomércio-MT promoveu nesta terça-feira (31), uma palestra com o MBA em Gestão Empresarial, Rafael Lacerda, que ministrou sobre “Estruturação Societária e Perpetuidade das Empresas”.

O sócio-fundador de uma empresa há mais de 20 anos no mercado, onde atua nas áreas de direito tributário, direito societário, fusões e aquisições, planejamento sucessório e patrimonial, disse que a única alternativa viável para a perpetuação dos negócios, de maneira sólida, se dá a partir do processo de profissionalização e estruturação patrimonial.

“Sem uma preparação adequada, ou seja, não deixar documentado os regramentos que sócios e familiares devem se submeter, pode comprometer a perpetuidade de uma empresa”.

Para isso, o palestrante mostrou, durante o evento, exemplos práticos de empresas que passaram por situações que envolvem questões familiares e a tomada de decisões que resultaram em sucesso e fracasso de empresas.

Célio Fernandes, proprietário da Farmácia Biológica, há mais de 30 anos, aproveitou a oportunidade e se diz esclarecido sobre a importância de avaliar a estrutura organizacional de uma empresa. “Atualmente, pensa-se muito em sustentabilidade, mas não adianta pensar somente nisso e deixar de lado todas as outras possíveis causas que podem vir a interferir no andamento de uma empresa, como nas relações familiares, por exemplo”.

O empresário do segmento farmacêutico confirmou a importância de estipular regramentos na administração de uma empresa. “Tudo aquilo que foi formalizado, em documento, não é passível de discussão e isso evita muitos problemas”, finalizou Célio Fernandes.