Fecomércio-MT reforça medidas de segurança contra a Covid-19

Data: 23/06/2020 Fecomércio-MT reforça medidas de segurança contra a Covid-19

Preocupada com o aumento de casos do novo coronavírus em Mato Grosso, a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Mato Grosso (Fecomércio-MT) tem reforçado as medidas de segurança de seus colaboradores e melhor orientado os comerciantes do estado através da cartilha “Medidas de Orientação ao Comércio”.

O superintendente da entidade, Igor Cunha, lembra da necessidade, quase que periódica, de instruir sobre as regras de higiene e de proteção individual. “Estamos constantemente estabelecendo protocolos de segurança, que, inclusive, estão sinalizados em toda a entidade, e que também estão disponíveis aos associados, por meio da cartilha elaborada pela Fecomércio-MT”.

Uma das orientações presentes na cartilha é justamente sobre as medidas necessárias caso um funcionário apresente alguns dos sintomas da Covid-19. Os mais comuns são cansaço e/ou falta de ar, tosse seca e febre.

Vale ressaltar que a nova Portaria Conjunta nº 20, da Secretaria Especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia e o Ministério da Saúde Interino, exposto no artigo 2.5, explica que a organização deve afastar imediatamente os trabalhadores das atividades laborais presenciais, por quatorze dias. A Fecomércio orienta que seja seguida as determinações constantes na portaria e que já estão disponíveis na cartilha de orientação ao comércio.

A Fecomércio também está adotando a orientação de realizar a medição de temperatura dos funcionários em todos os turnos de trabalho, conforme consta no artigo 2.7, na alínea b: “triagem na entrada do estabelecimento em todos os turnos de trabalho, podendo utilizar medição de temperatura corporal por infravermelho ou equivalente, antes que os trabalhadores iniciem suas atividades, inclusive terceirizados”.